segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mais sobre o Diigo...

No Diigo fomos adicionando sites que consideramos úteis para nossa aprendizagem pessoal e profissional.
Ao longo do semestre fomos completando a nossa biblioteca, com diversos sites, alguns dos quais são úteis para a própria unidade curricular.
Como o Diigo foi trabalhado mais individualmente , cada uma de nós possui diferentes sites e organizamos a nossa biblioteca a de forma diferente. No entanto ambas pensamos que esta é uma ferramenta bastante útil para partilhar e divulgar informação.
Para colocarmos no nosso blog, escolhemos alguns dos sites que temos no Diigo e que pensamos ser de extrema importância para os profissionais de educação, pois muitos destes sites possuem diversos recursos que podem e devem ser utilizados em sala de aula, tornando as aulas mais dinâmicas e incentivando os alunos.
Um site muito interessante e que possui inúmeros recursos online é o :
• Centro Virtual Camões
Este site possui quatro áreas distintas, em que cada uma delas permite ter acesso a diferentes conteúdos. As áreas disponíveis são: aprender, conhecer , ensinar e traduzir.
Na área Conhecer do Centro Virtual Camões, poderá ficar a conhecer mais sobre a Língua e a Cultura portuguesas, explorando os recursos disponibilizados.
Na área Aprender do Centro Virtual Camões, encontram-se recursos que apoiarão a aprendizagem de português nas suas várias vertentes: falar, ouvir, ler e, brevemente, escrever. Existe também a secção brincar, onde estão disponibilizados jogos para aprender português de forma lúdica. Os recursos estão organizados em três níveis de dificuldade.
Na área Ensinar do Centro Virtual Camões está disponibilizado um conjunto de recursos para apoio ao ensino do português nas suas diferentes vertentes, sendo dirigida principalmente a professores e formadores de português língua estrangeira ou língua segunda.
A área Traduzir do Centro Virtual Camões tem como objectivo oferecer recursos em linha a tradutores, professores e estudantes ou utilizadores ocasionais da tradução.

No Diigo colocamos também diversos sites com jogos didácticos para crianças .Desta forma é possível as crianças aprenderem de forma lúdica , divertida e diferente, diversas temáticas relacionadas com o seu quotidiano e não só!
Estes são apenas alguns dos sites que aconselhamos para as crianças explorarem e aprenderem com eles:

•Sótão da Inês
Site com diversos recursos educativos para o desenvolvimento infantil . Possui diversos jogos interactivos.


•Eu Sei
O site, Eu Sei, é um site dedicado às crianças do pré-escolar, 1º e 2º ciclos. Este oferece a possibilidade de abordar diversas áreas de conteúdo de uma forma apelativa. Neste é possível ouvir histórias, jogar e pintar.




Visitando as nossas páginas do Diigo têm acesso a mais sites deste género. Basta pesquisar através das tags: jogos, educativos, recursos e logo lhe aparecerá uma lista de inúmeros sites com conteúdos semelhantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário