segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Análise de programas de TV para crianças: Síntese das relações com a escrita



Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=anpU0S51dv8


Os programas televisivos dirigidos ao público infantil, desenvolvem competências comunicativas pois facilitam , a aprendizagem da língua, permitem e propiciam o desenvolvimento da linguagem através da compreensão do que se ouve e do que se vê .A televisão está presente diariamente na vida das crianças, e por esse motivo pode ser vista como uma ferramenta de aprendizagem, no entanto há que saber escolher o quais os programas que as crianças devem ou não visionar, porque nem todos são de carácter educativo. Cabe ao pais, e educadores, estarem atentos ao que passa na televisão e fazer uma selecção de programas que poderão ser utilizados como ferramenta de aprendizagem. A televisão constitui, pela sua acessibilidade, o meio que propicia às crianças mais e diversificadas experiências de aprendizagem. Através da TV, as crianças e os jovens confrontam-se com múltiplas narrativas e muito variadas: narrativas de ficção e narrativas que simulam o real: desenhos animados, filmes, séries, novelas. Estão presentes todos os géneros narrativos (conto maravilhoso; narrativa realista; fantástica; ficção científica; policial; aventura; histórias de amor, etc.)
A televisão tem um contributo para o desenvolvimento da linguagem pois favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas, desde o reconhecimento e discriminação de números e letras e ordenação e classificação de objectos.
O visionamento de programas infantis proporciona à criança: a audição e a visualização de diferentes discursos com diversos estilos; o contacto e aumento com vocabulário diverso e encoraja a aprendizagem, através do estímulo.
Depois de analisarmos alguns dos programas infantis para crianças que passam actualmente na televisão, decidimos reflectir sobre um em particular: A Ilha das Cores, que passa diariamente na RTP2, e actualmente também já existe em DVD.
A ilha das Cores é uma ilha onde existem cinco casas, cada casa tem duas cores. Cada episódio é passado numa determinada cor e tem um tema que é tratado de diferentes perspectivas que permitem a inclusão dos vários objectivos: alfabeto, números, cores, formas, parentescos e comportamento social. Ao longo do programa existem muitas músicas que se destinam à explicitação das pequenas histórias que vão aparecendo. Uma outra característica deste programa é o uso das rimas, que são utilizadas em diversas ocasiões ao longo do programa. As rimas são importantes pois ficam no ouvido e facilitam a aprendizagem das crianças.
A Ilha das Cores é um projecto destinado a crianças dos 2 aos 5 anos, que as diverte ao mesmo tempo que ensina. O programa é composto por animações em 3D, bonecos manipulados e pessoas, tudo muito musical e instrutivo. Neste programa as crianças tem a oportunidade de aprender as letras do alfabeto através do som, de palavras, objectos, animais, nomes, e desenhar as letras, aprende também a escrever palavras como pai, mãe ou sol e algumas expressões em inglês .
Este é um programa que diverte as crianças, mas ao mesmo tempo ensina-as.

Sem comentários:

Enviar um comentário