A par de outros recursos, as tecnologias de informação e comunicação - TIC ,ocupam actualmente na sociedade um papel relevante no seu desenvolvimento. Diariamente, crianças, jovens e adultos são imersos em ambientes computacionais , por exemplo, através da televisão e de jogos interactivos, do acesso a redes de comunicação disponíveis com custos cada vez menores, nas redes sociais, nos serviços a que acedem na sua vida privada, em actividades profissionais e no lazer. A escola tem procurado integrar os avanços tecnológicos que se dão em esferas sociais que a ultrapassam. Esta dificuldade de integração das tecnologias na escola prende-se tanto com a concepção de escola e das suas funções e organização como com a vontade de alunos, educadores e professores.
A expansão do acesso ao uso de computadores, de telemóveis e de sistemas de leitura áudio tem modificado o quadro em que a escola pode pensar a integração das TIC nas suas práticas. Com a disponibilidade de computadores portáteis dá-se um conjunto de oportunidades que possibilita considerar cenários de aprendizagem diversos , mantendo sempre a ideia de que a parte importante deste esforço é a dimensão pedagógica e não a dimensão tecnológica. Integrar as TIC na escola e na sala de aula significa viver as actividades escolares com a consciência de que existem meios informáticos aos quais se pode recorrer sempre que isso se justifique. A integração das TIC na sala de aula passa inevitavelmente pela naturalização do uso das TIC por parte do professor tal como acontece com todos os recursos que habitualmente usa nas aulas -livros, fichas de trabalho, lápis, etc. Essa naturalização dá-se progressivamente, passo a passo, e requer o reconhecimento da utilidade das TIC na actividade docente, o reconhecimento de que o uso das TIC tem um sentido transformador em algumas práticas lectivas, ou seja, que as TIC não devem ser usadas para simplesmente reforçar as formas de trabalho anteriores.
Pensar as TIC na educação implica que o professor: reflicta sobre os seus objectivos relativamente aos alunos, reflicta nas consequências do seu trabalho com os alunos, considere as necessidades e expectativas dos alunos e das suas famílias.
Deixamos aqui um artigo sobre as Tic na escola e no pré-escolar.
Há 5 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário